sábado, 28 de setembro de 2013

#O que eu quero ser? - Administração

Postado por Innara Araújo às 9/28/2013 12:18:00 PM
Oi meninas, essa semana foi de prova pra mim, então é sinal de que fico super sem tempo :/ maaaas estou aqui de volta e com muitas ideias pra pôr aqui haha. Como essa semana não postei na tag #O que eu quero ser? vou postar hoje, e a profissão escolhida foi Administração.


Muita gente pensa que administração é só para pessoas que querem montar seu próprio negocio, mas não é só para isso. O Administrador pode atuar na área de técnico, assessor, enfim,várias áreas. Vamos conhecer um pouco dessa profissão ?
  - O que é ?
É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços.
O curso é dividido em 8 períodos, onde em alguns dele você estudará matérias como introdução a administração, matemática para negócios, gestão de processos, contabilidade gerencial, administração de marketing, mercado financeiro, etc.

- Perfil do profissional de Administração
O curso está constituído para proporcionar a formação de um administrador com visão holística e generalista, capacitado a compreender as questões tecno-científicas e sócio-econômicas, bem como a identificar e solucionar problemas vivenciados nos diversos ambientes organizacionais e sociais, respeitadas as diferenças regionais e locais. Tais questões deverão estar em consonância com os níveis graduais do processo decisório, devendo o bacharel apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade aos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

- Mercado de trabalho
O bacharelado em Administração é o curso com o maior número de formandos a cada ano. Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011, existiam no país em 2010 cerca de 705 mil futuros administradores. Esses dados dão uma ideia de quão concorrido é esse mercado. "Mas o crescimento da economia e a necessidade de melhoria nos processos produtivos nas empresas mantêm em alta a demanda por esse profissional", afirma Alexandre Ferreira de Pinho, professor da Universidade Federal de Itajubá. O administrador é procurado em todos os setores do mercado. A Região Sudeste oferece as melhores oportunidades. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados.

- Onde ele atua ?
Organizações públicas, privadas e do terceiro setor, podendo atuar como técnico, assessor e consultor nas áreas de planejamento, finanças, orçamento, recursos humanos, marketing, produção, logística, comércio exterior, micros e pequenos empreendimentos, magistério, mediação e arbitragem, auditoria de processos e em outras áreas da gestão.

- Tempo de duração do curso
Em média 4 anos

- Salário inicial
Aproximadamente R$ 2.700 dependendo da área de atuação

- Melhores escolas
DF Brasília UnB, MG Itajubá Unifei, Lavras Ufla, Uberlândia UFU, MS Dourados UFGD, PB João Pessoa UFPB, PE Recife UFPE, PR Curitiba PUCPR, UFPR, RJ Rio de Janeiro Ibmec-RJ, PUC-Rio, RN Natal UFRN, RS Porto Alegre PUCRS, UFRGS, Santa Maria UFSM, SC Florianópolis Udesc, UFSC, SP Campinas PUC-Campinas, Ribeirão Preto USP, São Paulo ESPM-SP, FGV-EAESP, INSPER Inst, de Ensino e Pesquisa, Mackenzie, USP.

Querem que eu fale sobre alguma profissão aqui ? É só avisarem aqui em baixo nos comentários, beijos meninas.

7 comentários:

Rose Oliveira on 28 de setembro de 2013 20:36 disse...

O que eu quero ser? É difícil uma pessoa estar convicta de uma decisão dessa o resto da vida rsrs O que eu sei dessa profissão é que a pessoa que escolher esse caminho tem que ser centrada.....é um mercado sempre em alta e competitivo....

bjos
Rose
www.roseoliveira-fotografia.com

Iara Kimi on 28 de setembro de 2013 23:24 disse...

Eu posso te dizer que eu tenho 20 anos e ainda não tenho certeza se é mesmo jornalismo que eu quero sabe, mas eu acho que estamos numa fase de decisão mesmo, eu ainda não sei quando isso passa, mas é só um fase.

FB Beijos

Fragmentos-Intensos.com

Pepper Bijux on 29 de setembro de 2013 12:40 disse...

As vezes é difícil escolher uma profissão , né ....Que legal que vc escolheu ADM. Eu formei em Adm Hospitalar em Porto Alegre ! O bom da área de ADM , é q. é super ampla! Qualquer tipo de négócio deve ter um bom administrador !
;)
Bj
FB
www.facebook.com/pepperbijux

Innara Araújo on 30 de setembro de 2013 16:21 disse...

Concordo com voc Rose, bjs

Innara Araújo on 30 de setembro de 2013 16:22 disse...

Verdade Iara, a gente sempre tem uma duvida entre essa e aquela, mas é sempre bom escolher a qual nos identificamos mais. Beijos

Erika Monteiro on 30 de setembro de 2013 16:52 disse...

Esse post tem tudo a ver comigo rs Estou no 3º de Administração, é um curso ótimo, tem bastante matemática, muitos cálculos, e realmente precisa gostar muito. Com relação ao mercado de trabalho, é um curso amplo, nos permite trabalhar em várias áreas. Ótimo post!

Beijos,
FB - Blog Fashion e Bella
www.fashionebella.com.br

Innara Araújo on 1 de outubro de 2013 18:26 disse...

Obg princesa, e sucesso ! Beijos

Postar um comentário

 

Entre amores e livros Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos